Livros Coleção Histórica UNIVAP

A Univap - Universidade do Vale do Paraíba, criou uma série de 7 livros contando a história da cidade de São José dos Campos. Através de curiosidades, pesquisas e dados históricos, cada livro conta uma parte da história e da evolução da cidade em temas como educação, indústria, política, saúde. O Magno Studio criou o projeto gráfico e diagramação de cada um dos volumes.

A UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba, desenvolveu um projeto de pesquisa com foco na história da cidade de São José dos Campos, por meio de uma coletânea de sete volumes, com o nome de "São José dos Campos - História & Cidade". Os livros reúnem informações acerca da cidade de São José dos Campos enfatizando suas importantes fases históricas, características de sua população e de sua identidade cultural.
 
Este projeto é resultado de pesquisas efetuadas junto ao curso de História da Univap, bem como da investigação do Projeto Pró-Memória, cuja coordenação geral dos trabalhos ficou a cargo das professoras doutoras Maria Aparecida Papali e Valéria Zanetti, pesquisadoras do Laboratório de Documentação e Pesquisa Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), da Univap.
 
O primeiro volume intitulado "Os Campos da Cidade: São José Revisitada", lançado em março de 2009, reúne textos produzidos por mais oito professores que atuam ou atuaram na Univap e também por ex-alunos do curso de História.
 
O segundo volume "Câmara Municipal de São José dos Campos: Cidade e Poder", foi lançado em setembro de 2009.
 
O terceiro volume "São José dos Campos: De Aldeia a Cidade", lançado em maio de 2010, tem grande significado para o avanço das pesquisas sobre o processo de ocupação e formação do Aldeamento de São José do Parayba, núcleo original da cidade de São José dos Campos. Grandes esforços foram empregados pelos autores no sentido de buscar informações sobre as origens da criação do mito José de Anchieta como fundador do aldeamento inicial, no entanto, as pesquisadoras não encontraram evidências documentais que endossassem tal feito.
 
Sob o título: "Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença", o quarto volume da série foi lançado em outubro de 2010 e reúne histórias de muitas pessoas, entre moradores da cidade, médicos e especialistas em pneumologia que vivenciaram este período e colaboraram com depoimentos descritos em cada capítulo.
 
O quinto volume "Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos", lançado em outubro de 2011, durante a abertura oficial da Feira do Jovem Empreendedor Joseense, retrata as transformações que conduziram à industrialização da cidade.
 
O sexto volume "Escola e Educação em São José dos Campos", foi lançado em maio de 2013 e o sétimo volume, cujo tema é "São José dos Campos: cotidiano, gênero e representação", ainda está em fase de pesquisa.
Back to Top